Redação e Progresso Profissional
Por que a maioria dos alunos procura se preparar em Português e Redação para o ENEM? Bem, primeiramente, porque as duas matérias têm um peso acima da média no resultado final do exame. Isso significa que conquistar uma boa nota nas duas deixa o candidato mais perto da vaga numa universidade de qualidade. É claro que todas as matérias são importantes, mas os pesos são atribuídos, salvo alguns equívocos que não valem a pena serem discutidos aqui, para estabelecer a relação que a carreira que o candidato escolheu terá com determinada área do conhecimento. Por isso que, mesmo sendo clichê, Biologia tem um peso maior para Medicina, Matemática para Engenharia e assim por diante.
No entanto Português e Redação vão além. Você terá que ter um desempenho excelente nas duas matérias se quiser, além de ter uma boa colocação no ENEM, ascender profissionalmente. Não dá para chegar a um posto alto na carreira se você não domina a língua por meio da qual você tem que se expressar. E isso envolve bem mais do que utilizar regras gramaticais, especialmente, se a gente falar de como essas regras eram ensinadas há 10, 15, 20 anos. No ensino, a corrente gramatiqueira está em franco declínio. Mas isso não significa que o seu texto pode ter erros de concordância, regência e grafia. Tem que ter cuidado para não cometer esses equívocos e ainda ser objetivo, coeso, conciso e ter boa qualidade.
Tenha em mente que grande parte da comunicação, hoje, é realizada através da escrita, nos e-mails e nos aplicativos de mensagem direta. A sua imagem está diretamente ligada à forma com a qual você se expressa em Português. Se você já é um profissional colocado no mercado, a forma como você trata a língua é ainda mais importante. Porque, como profissional, você não fala apenas por você, mas pela empresa também. Portanto, quando for escrever um relatório, um e-mail, procure estar informado sobre as técnicas modernas de redação. Isso vai diferenciar você no ambiente corporativo.